Rick Warren anuncia aposentadoria e revela substituto


O pastor Rick Warren, autor do livro Uma Vida com Propósitos e fundador da Igreja de Saddleback, na Califórnia (EUA), afirmou que irá se afastar da liderança da congregação e anunciou seu substituto.

A partir de setembro, Andy Wood, que é pastor principal de uma igreja chamada Echo.Church, situada na baía de San Francisco, se tornará oficialmente o novo pastor principal da Igreja de Saddleback.

O anúncio foi feito por Rick Warren ao lado de sua esposa, Kay, na última quinta-feira, 02 de junho. Andy e sua esposa, Stacie, serão os novos líderes da megaigreja.

O anúncio do sucessor de Warren ocorre após quase 43 anos de ministério com pregações levadas a 197 países, o batismo de 56 mil novos crentes, doações de mais de US$ 1 bilhão para a obra missionária, assim como o desenvolvimento de ministérios de apoio e grupos focados em oferecer cuidados a portadores de HIV/AIDS, pessoas enlutadas e também no cuidado da saúde mental.

“Kay e eu acreditamos muito nesse casal. Nós os amamos muito e estamos confiantes de que Deus os preparou e os escolheu para pegar o bastão e correr a próxima etapa da maratona da [Igreja de] Saddleback”, disse Warren em um comunicado.

“Nós verdadeiramente, profundamente, com confiança e sem reservas endossamos esse casal para levar nossa igreja ao próximo nível de crescimento e impacto”, acrescentou o pastor, de acordo com informações do portal The Christian Post.

Pandemia

Warren e a liderança da Igreja de Saddleback começaram a busca oficial por seu substituto em 5 de junho de 2021. O pastor explicou que começou a pensar em sua sucessão há quase 20 anos, quando seu livro Uma Vida com Propósitos, lançado em 2002, se tornou um mais vendidos no país.

Ele explicou que quando ele e sua esposa começaram a igreja em janeiro de 1980, quando ambos tinham 25 anos, ele deixou sua intenção clara para cerca de 60 membros que formavam a congregação na época de que ele lideraria a igreja por 40 anos e deixaria o cargo em janeiro de 2020.

Mas “nos últimos meses de 2019, tive essa sensação desconfortável de que ainda não era o momento certo para renunciar”, disse Warren.

“Eu não tinha ideia de por que deveria continuar servindo porque não havia nenhum negócio inacabado que eu me sentisse compelido a fazer. Mas ficou claro seis semanas após o 40º aniversário de nossa igreja, quando a pandemia do COVID ocorreu e todos os nossos cultos foram encerrados por 14 meses”, relembrou o pastor.

Depois de continuar liderando a igreja ao longo da pandemia, Warren disse que decidiu em junho passado anunciar sua intenção de deixar o cargo de pastor principal. Rick Warren afirmou ainda que a congregação treinou mais de 1,1 milhão de pastores em 165 países.

A decisão sobre seu sucessor foi tomada depois de muito “estudo, leitura e conversas”, tendo considerado “quase 100 possíveis candidatos para pastor da Igreja de Saddleback”, antes de decidir que Andy Wood é o homem certo para liderar a congregação em alto nível.

Wood, 40 anos, e sua esposa deixarão oficialmente a Echo.Church em 26 de junho e se mudarão para Orange County em julho. O casal comparecerá a Saddleback em agosto durante a última série de pregações de Warren. Espera-se que a Igreja Saddleback celebre os 43 anos de serviço dos Warrens em Saddleback no fim de semana de 3 a 4 de setembro.

No fim de semana de 10 a 11 de setembro, Wood e sua esposa serão comissionados em seus novos papéis. O primeiro dia oficial de Wood como o novo pastor sênior de Saddleback será 12 de setembro.





Gospel Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.