Câmara aprova Projeto de Lei que institui o ‘Dia Nacional do Cristão’


A Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei que visa instituir no país o ‘Dia Nacional do Cristão’. De autoria da deputada Dra. Soraya Manato (PTB-ES), o texto argumenta que a intenção é refletir a orientação religiosa da maioria da população brasileira.

“Segundo o último Censo realizado pelo IBGE, 87% da população brasileira professa a fé cristã, reunidos em igrejas de diversas denominações. A instituição do Dia Nacional do Cristão atende, portanto, ao critério de alta significação para o maior segmento religioso existente no País”, diz o Projeto.

Em sua justificativa, o PL ressalta que datas comemorativas possuem um valor intrínseco no tocante à valorização cultural, de modo que o Dia Nacional do Cristão teria por finalidade reafirmar os valores da tradição cristã, tão enraizada na cultura brasileira.

O Projeto de Lei 2832/2021 estabelece o primeiro domingo do mês de junho como a data comemorativa, em alusão ao primeiro e segundo Concílio de Constantinopla, realizados no século III d.C. Naquela ocasião foram estabelecidas algumas doutrinas centrais do cristianismo, com base nas Escrituras Sagradas.

“Considerada a relevância desses eventos para a consolidação dos fundamentos da fé cristã, bem como as datas em que se realizaram, propõe-se a instituição do primeiro domingo do mês de junho como o Dia Nacional do Cristão, como momento de celebração unificador de todos os cristãos”, diz o PL.

Uma vez aprovado na Câmara, o PL também deverá passar pelo Senado Federal para só então ser encaminhado ao presidente da República Jair Messias Bolsonaro, que poderá sancionar ou não o projeto.

Tendo em vista a aproximação do governo federal com o público cristão, a expectativa da autora do PL é que, em caso de aprovação no Senado, o texto seja sancionado pelo presidente. Para ler a íntegra do Projeto de Lei, clique aqui.





Gospel Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.